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Quem Somos


Quem Somos

A FUNAM é uma escola que oferece cursos nos diversos níveis e modalidades de ensino. A sua trajetória é marcada pela preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O aperfeiçoamento de seus cursos tem se traduzido na implementação e reformulação dos seus currículos plenos, consagrando as exigências da LDB 9394/96 e da nova BNCC -Base Nacional Comum Curricular 

O Projeto Político Pedagógico representa o compromisso, da comunidade escolar, com a trajetória de qualidade no cenário educacional. Há necessidade, porém, de clareza sobre a força e os limites deste projeto. A corporeidade do projeto acontece na interação entre os sujeitos: professores, alunos, equipe de coordenação, diretoria geral da Escola, pais e funcionários. Mais do que o papel, o projeto compromete pessoas com uma idéia, com uma prática libertadora, transformadora. A forma de firmar este compromisso implica planejamento, dando lugar e sentido a uma ação conduzida pelas diretrizes do Projeto Político-Pedagógico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos.

A função, portanto, do Projeto é delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso do grupo. Isto, porém, não é suficiente. O referencial teórico de cada disciplina e/ou curso é fundamental para garantir a competência pedagógica. É preciso tomar decisões quanto à metodologia do ensino, os conteúdos programáticos e o sistema de avaliação. É respeitando esses propósitos que o Colégio FUNAM se pauta no sentido de contribuir com a reestruturação das práticas dominantes, ou seja, com o rompimento do processo de formação pautado pela concepção apenas tecnicista.

Esse processo incidirá na desregulamentação das profissões e na flexibilidade do trabalho, o que desafia a Escola Brasileira a repensar seu projeto político-pedagógico. Nesse contexto, faz-se necessário uma pedagogia voltada para a transformação do meio social, centrada no ser humano enquanto ser político e voltada para a construção do homem coletivo, através de uma relação democrática entre educador e educando.

O Colégio FUNAM  apresenta o seu Projeto Político Pedagógico visando atender às exigências da LDB 9.394/96, Parecer CNE/CEB 15/98, Parecer CNE/CEB 16/99 e a Resolução CNE/CEB 04/99 e demais normas legais em vigor, que regulamentam essas modalidades de ensino, e constituem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos inseridos na Organização Pedagógica e Curricular dessa Unidade Escolar. O Projeto Político Pedagógico, ora apresentado, está constituído de justificativa, objetivos, fundamentação teórica, perfil, metodologia, organização curricular, aspectos didáticos, instalações e procedimentos.

Oferecer serviços educacionais de excelência, visando a formação de cidadãos autônomos e conscientes que possam ser empreendedores e agentes de transformação da realidade na qual estão inseridos, protagonistas da formação do conhecimento e profissionais afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

VISÃO DA ESCOLA

Ser reconhecida como instituição de excelência em ensino fundamental, médio e técnico.

MISSÃO DA ESCOLA

Informar e formar cidadãos capazes de atender as demandas do mercado de trabalho, agregando e gerando novos valores, com responsabilidade sócioambiental

VALORES DA ESCOLA

Compartilhar conhecimento, inovação, cidadania, ética, transparência,comprometimento, geração de resultados e responsabilidade socioambiental.